Tempos modernos: liberdade ou escravidão?

Da servidão moderna

Semana passada terminamos de assistir o filme “Tempos modernos”, de Charles Chaplin. A ideia era discutir a alienação do trabalho, a opressão e a exploração aprimorada a partir do sistema de linha de montagem fordista. Lendo o comentário do Celso (2TA) sobre a charge da mais-valia, me ocorreu postar um vídeo que minha amiga Katia, também professora de Sociologia, havia me indicado numa das nossas conversas pelo msn. Então, passo para vocês a primeira parte desse documentário “Da servidão moderna”, que nos leva a pensar, refletir sobre essa realidade em que vivemos e que, muitas vezes, não conhecemos minimamente. Trabalho, consumo, alienação, foram temas que discutimos bastante, acho que vale a pena ver o vídeo para perceber que o questionamento da sociedade atual não é algo condenável, pois condenável é a estupidez generalizada que tem sido consagrada com o nome de desenvolvimento. Aguardo comentários.

PS.: Se tiverem interesse, deem uma olhada no blog de sociologia da professora Katia. Lá vcs encontraram o documentário completo e poderão trocar ideias com os/as alunos/as dela, vale a pena a discussão !

http://www.sociologiakatia.wordpress.com

About these ads

13 pensamentos sobre “Tempos modernos: liberdade ou escravidão?

  1. O Dom Carlisto é tão doce,puro e ingenuo que nos disperta uam liberdade para pensarmos nas coisas de hoje sendo que ele fez aquele filme a muito tempo atras,deve ser por isso qye se chama ”tempos modernos”.. O Charles Chaplin é uma inspiração para mim,amo essa frase dele : ”Lute com determinação.Abrace a vida com paixão.Perca com clase e vensa com ousadia.Por que o mundo pertence a quem se atreve.E a vida é muito…para ser insignificante.”

  2. Oi, Thamires! É verdade, concordo plenamente com vc. Fico feliz que vc o tenha como inspiração. A crítica que ele faz a diversos aspectos da sociedade de forma tão ingênua, mas proposital, explica claramente o porquê dos “tempos modernos”… Valeu pela frase, vou começar meu dia pensando no que ela quer dizer. bjao

  3. Oi, Boa Tarde.
    Queria falar um pouco a respeito deste filme, pra mim na verdade, ele conta o início das grandes industrias, metalurgicas… Chaplin interpretou o funcionário daqueles tempos. Sofriam com os grandes avanços da tecnologia, aqueles movimentos repetitivos eram exaustivos só de olhar. Mas graças a essa importantíssima epoca para a história das grandes industrias, hoje as maquinas fazem quase tudo sozinha, hoje ela auxilia muito os funcionarios ao invés de explora – los.

    • Oi, Victor! Vc percebeu mto bem a crítica do Chaplin, mas será que podemos dizer que hoje as máquinas libertaram os homens da exploação? Pense um pouco nas doenças “modernas” como tendinite e tantas outras? A tecnologia é muito importante e melhorou muito a vida de mtas pessoas, mas será q é valido para todos? E qto ao filme q postei aqui, “Da servidão moderna”? o que vc achou? dauma olhada e comenta, ta? bjao

  4. então professora , começando pela aquela imagem que estava na atividade que voce passou .” como eu disse , não é o fato dele estar dentro da maquina , por que ele quis se enfiar lá , e sim de tanto trabalhar , deixa de fazer o papel de trabalhador , e começa fazendo parte da maquina , ou seja como se fosse uma peça a mais da maquina , um parafuso qualquer , kkkk .
    gostei muito do filme , nunca tinha parado pra assistir os filmes de charlin , porque sei lá , pra mim não fazia sentido , assistir o filme que não dizia nada ,agora entendi , claramente sobre o filme .”tempos modernos ”
    gostei tambem desta frase.
    ”Lute com determinação.Abrace a vida com paixão.Perca com clase e vensa com ousadia.Por que o mundo pertence a quem se atreve.E a vida é muito…para ser insignificante.”

    valew bye bye

    • Oi, Carlos! Vc está certo, ele não quis entrar para ver como era, a cena apresenta uma metáfora sobre a situação de muitos trabalhadores, ou seja, ser completamente absorvido pelo trabalho, a ponto de ser transformado, ele mesmo, numa simples peça, um parafuso qqer como vc bem disse. Muito bom! Vc viu o documentário? “Da servidão moderna”, se puder, da uma olhada. bjo

  5. oi, Professora!
    Queria falar um pouco sobre aquele filme. Eu achei uma coisa abesurda porque aquele homem trabalhava tanto, não tinha tempo neh de comer,
    e o coitado trabalhou tanto que ficou meio louco, que até entrou em uma das maquinas.O nome do filme tinha que ser tempos modernos. Sabe Professora achei interessante que ele preferia ficar na cadeia de que na rua ate mesmo no trabalho. Mais no fundo ele queria trabalhar para ter uma cazinha e uma vida melhor. GOSTEI DESSA PEQUENA FRASE:
    LUTE COM DETERMINAÇÃO.
    beijoos

    • Legal, Jani! E sobre o documentário que postei aqui? Vc deu uma olhada, ele mostra bem porque o nome do filme do Chaplin continua tão atual e verdadeiro. bjo

  6. Tempos modernos, porque o tempo da escavidão ja passou e o que estamos vivendo agora pode se ver de tudo! É issso.

  7. é Esse Filme é muito Interessante Porque Mostra O Fim Da Escravidão Para O ”Tempos Modernos” Com O Começo Da Revolução Industrial Tipo Conta A Vida De Um Simples Homen Que Sofria Muito Com Seu Trabalho e Etc …..

  8. eese filme é importante pq acho que não tem coisa melhor do q o fim da escravidão
    bjs.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s